18 3321.8585
contato@apoiototal.com.br

Suporte técnico

Certificação Digital

Aqui você encontra tudo o que precisa para fazer seu certificado funcionar e encontra respostas para as dúvidas mais comuns. Caso não encontre o que procura, entre em contato conosco!

Downloads

Duvidas mais comuns

Você ou a sua empresa podem ter quantos certificados quiserem ou acharem necessário. Não existe uma quantidade limite de Certificados que cada entidade pode possuir!

Não. O fato de possuir um certificado mais recente não quer dizer que o certificado emitido antes irá deixar de funcionar.

Certificados Digitais podem ser gerados para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.

Tanto para Pessoas Físicas e Jurídicas, existem certificados com 2 validades distintas:

  • 1 Ano: Também conhecido como PJ A1 (quando pessoa jurídica) e PF A1 (quando pessoa física). Esse tipo de certificado é em formato digital, ou seja, vem em arquivo para download, e pode ser instalado em quantos computadores forem necessários;

 

  • 3 Anos: Também conhecido como PJ A3 (quando pessoa jurídica) e PF A3 (quando pessoa física). Esse tipo de certificado precisa ser armazenado em alguma mídia física, podendo ser um Smart Card, ou um Token Criptográfico, e para sua utilização é necessário estarem presentes fisicamente no computador que for ser utilizado, assim, não pode ser instalado em quantos computadores precisar!

Em caso de perda do seu Certificado Digital, é aconselhável realizar a revogação do mesmo (haja vista que o Certificado Digital tem a mesma validade jurídica de uma assinatura), para evitar o uso indevido por estranhos.

  • O seu Certificado Digital irá parar de funcionar apenas em alguns casos:
  • O período de validade expirou;
  • O responsável pelo Certificado Digital solicitou a revogação do mesmo;
  • O número do CNPJ foi alterado (caso para Certificados de Pessoas Jurídicas);
  • O Responsável legal foi alterado (Caso para Certificados de Pessoas Jurídicas);
  • Bloqueado por excesso de tentativas erradas de senha;

Fale conosco

Não encontrou o que procura? 

Não tem problema, entre em contato conosco!