18 3321.8585
contato@apoiototal.com.br

Certificado digital, o que é?

Certificação Digital

Certificado Digital é um documento eletrônico que serve como uma carteira de identidade virtual para identificar e representar uma pessoa ou empresa na Internet. Eles são importantes pois garantem segurança, integridade e autenticidade nos documentos e dados enviados e recebidos via internet, tornando praticamente impossível a alteração de um documento sem a autorização de seu proprietário.

Um Certificado Digital tem muitas utilidades, facilitando e agilizando o trabalho do escritório de contabilidade, como por exemplo, a possibilidade de assinar um documento de forma digital, evitando a demora de envio de documentos por meio físico, gerando economias. O uso do Certificado Digital pode ser obrigatório para acesso a diversos serviços oferecidos, ou entregar determinadas obrigações, como por exemplo a emissão de notas fiscais eletrônicas por empresas, ou ainda, a assinaturas de documentos por pessoas físicas.

Empresas e pessoas físicas podem ter certificado digital.

A emissão de Certificados Digitais no Brasil é viabilizada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, uma cadeia hierárquica e de confiança, composta por um Comitê Gestor e por suas Autoridades Certificadoras.

É a ICP-Brasil que estabelece as normas técnicas e operacionais para o uso legal de Certificados e Assinaturas Digitais no território nacional.

Somente empresas denominadas de AC (Autoridades Certificadoras), através de empresas denominadas de AR (Autoridades de Registro) como a Apoio Total, é que podem autorizar e emitir um Certificado Digital, através de minuciosa validação documental e presencial.